Jet lag em bebês - manual de sobrevivência



Quem viaja bastante conhece os terríveis efeitos do jet lag, também conhecido como descompensação horária ou dissincronose. Sentimos sono durante o dia e ficamos despertos à noite. Queremos bater um PF na madrugada e tomar só um iogurtinho na hora do almoço. Ficamos irritadiços, com dor de cabeça, torcendo para os dias passarem logo e voltarmos ao fuso. Parece pesadelo para muitas pessoas, quanto maior for a diferença de horário.

E quando, além de administrar o próprio jet lag, a gente precisa dar conta de um bebê com descompensação horária?

Eles também sofrem, e muito, com esse mal! Lipe tem toda vez que fazemos uma viagem mais longa. Fico num dilema entre deixá-lo dormir na hora em que o sono bate ou forçá-lo a ficar acordado durante o dia para que ele durma à noite.

O que eu faço é buscar um equilíbrio entre as duas coisas. Deixo dormir, mas acordo num horário razoável, para que ele ainda tenha sono no horário "certo". Isso sempre funciona? É claro que não, rsrs! Tem dias em que ele não dorme nada à tarde e ainda assim fica aceso durante a madrugada! Uhu! Festa no quartinho! Hora de brincar! Lá vai a Mãe Viajante, morta de sono e cansaço, fazer companhia ao filhote. Tenso.

Essa deve ser a terceira madrugada em que não durmo direito por conta da adaptação do Lipe (eu não tenho muito jet lag porque, segundo João, já vivia no fuso da Ásia estando no Brasil. Sempre fui notívaga, até chegar a maternidade).).)

Não tem jeito: só o tempo "cura" jet lag, afinal trata-se de uma adaptação. Mas há algumas coisas que podemos fazer para amenizar esse incômodo para os pequenos (e para nós mesmos, claro). Anotem aí as dicas:

1) PEGUE SOL
Bota a cara no sol, minha gente! Isso ajuda o organismo a entender o que é dia e o que é noite. Levem as crias para um passeio diurno e tentem colocá-las para correr e gastar energia, que é a chave para a próxima dica.

2) FAÇA EXERCÍCIOS
Para as crianças, o ideal é brincar ao ar livre, com um solzinho saudável. Para os adultos, não precisa ser malhação pesada. Estar em movimento ajuda o organismo a entrar no ritmo.

3) BEBA BASTANTE LÍQUIDO
O jet lag é um baque no nosso corpo. Estarmos hidratados ajuda bastante na recuperação.

4) TENHA PACIÊNCIA
Escute seu ritmo e do seu filho. Observe como todos da casa reagem. Alguns sofrem mais, outros menos. Alguns especialistas dizem que o tempo para o jet lag passar é de um dia para cada hora de fuso. Logo, se você viajou para um país com 12 horas de diferença, levará ao menos 12 dias para se recuperar. As primeiras noites serão muito difíceis, depois um pouco menos difíceis, até o belo dia em que você sentirá que voltou ao normal.

Comentários

Postagens mais visitadas