Tenha coragem, pequenino!
Dia desses, postei no Instagram sobre um livrinho lindo que eu e Lipe pegamos na biblioteca. Chama-se "Be brave little one", que seria algo como "Seja corajoso, pequenino!". O livro foi escrito e ilustrado pela autora estadunidense Marianne Richmond e traz uma mensagem super bacana: a importância da coragem em diversas situações - inclusive para sermos quem somos.
Como diria Leminski, em seu poema "incenso fosse música": isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além.
Gosto muito disso, quando um livro nos remete a outro e nos traz aquela vontade de ir até a estante e procurar um trecho há anos grifado. A literatura tem seus ciclos na gente. De um livro infantil singelo, fui até Leminski e lembrei que a coragem já me foi um grande tema.
Fiquei pensando que podemos trabalhar diversas coisas com os pequenos a partir das ideias de "Be brave little one". O livro não foi publicado no Brasil, pelo que pesquisei, mas certamente há outros que falam sobre coragem.
Tendo ou não um livrinho como mediador da conversa, penso que podemos contar:
- Uma história sobre quando nós, pais, precisamos ter muita coragem;
- Uma história sobre quando ainda não conseguimos ter coragem e o que estamos fazendo para driblar o medo. Como fazemos quando precisamos "criar" coragem?;
- Lembrar à criança uma situação em que ela foi muito corajosa;
- Perguntar à criança sobre alguma outra situação de medo/coragem que ela queira contar;
- Escolher um medo para ambos enfrentarem juntos durante aquela semana :)
Para inspirar, algumas imagens do livrinho:
Comentários
Postar um comentário