Shanghai - The Bund

No post de hoje, vou falar sobre um passeio que é praticamente inevitável em Xangai: The Bund, região turística que fica às margens do rio Huangpu e de onde é possível ter uma das vistas mais icônicas da cidade. É a partir da orla do The Bund que vemos, lá do outro lado do rio, a Oriental Pearl Tower e o Shanghai World Financial Center - dois prédios que aparecem em tudo quanto é cartão-postal e souvenir. Além da vista belíssima, a região concentra prédios históricos, restaurantes estrelados e vida noturna agitada.

Optamos por visitar The Bund ao entardecer, para curtir o pôr-do-sol na beira do rio. Chegar lá de taxi foi tranquilo. Descemos num dos pontos de ontem saem os ferries e fomos passar a pé pela orla. O passeio tinha tudo para ser agradável, não fosse a quantidade absurda de gente. Era um dia qualquer, no meio da semana, mas parecia multidão de virada de ano. Sério. O lugar é muito turístico e lotado. Isso, para mim, tira metade da graça de ter uma vista bonita e tudo mais. Bom, nem tudo é perfeito.

O interessante dessa região é que ela é um mergulho na história de Xangai. Do lado The Bund do rio, vemos os prédios antigos, históricos, e vamos passeando pela arquitetura. Tem toda uma atmosfera belle époque por ali. Do lado Pudong, já vemos os prédios modernos e arranha-céus. Observar esse contraste é muito interessante. Sem contar que a região oferece diversas opções de restaurantes e vida noturna.

Como estávamos muito cansados e não dava para badalar tanto com o Lipe, optamos por uma caminhada mais singela pela orla. Inspirados pela vista, resolvemos fazer um passeio de barco pelo rio Huangpu. O que não sabíamos é que o barco sairia do outro extremo da orla! Tivemos que fazer todo o percurso de volta correndo para não perder o horário, seguindo um grupo que também não sabia para onde estava indo. No fim das contas, conseguimos pegar o barco que saia às 20h e foi bonito ver os prédios icônicos super iluminados. O Lipe já tinha dormido, então deu pra tomar uma cervejita e relaxar um pouco de todas as caminhadas do dia.

Sobre os passeios de barco: há diversos operadores no local e sempre tem barcas saindo. Tem as mais simples e o que eles chamam de VIP cruises. É só escolher. Se não me engano, o último horário é 21h e a duração do passeio é de cerca de 1 hora.

Voltar para o hotel é que foi punk. Logo na saída da barca, já deu pra sentir que pegar um táxi ia ser uma loteria. Os turistas foram se espalhando ao longo da pista e se posicionando para a batalha. Quase nenhum táxi parava e os que resolviam parar cobravam um preço fixo (sem taxímetro) que era obviamente extorsivo. Parecia que eu estava em São Paulo tentando voltar do show do U2 no Morumbi. Mesmo esquema, só que agora com negociações em mandarim! :P

Estava eu quase sentando e chorando, quando finalmente uma velhinha parou o táxi dela e nos deu conversa. A corrida na ida tinha dado, vamos dizer, 20 CNY. A senhora nos pediu 200 CNY para voltar. Surreal. Nós sinalizávamos que não e ela ia digitando um novo valor no Iphone. Eu peguei o telefone e digitei minha última contraproposta: 70 CNY.  Ela disse que não. DETALHE: João tinha dado o cartão do hotel com o endereço em mandarim para a criatura ver e dar o preço da corrida. Só que ela não queria devolver! A gente apontava para o cartão e ela fazia que não com a cabeça. Tempo passando, Filipe dormindo, nós todos exaustos depois de um dia muito cansativo. Ah, okêi, bora pagar os 70 CNY e engolir esse sapo!

A taxista nos deixou na porta do hotel, abriu o porta-malas para tirarmos o carrinho do Lipe e, no que íamos mandar um xiêxiê ("obrigada" em mandarim), a senhora arrancou o carro com o porta-malas aberto e tudo. Nós com raiva pela extorsão e ela obviamente com raiva da gente também. Não foi uma experiência legal.

Então aí entram as seguintes dicas:

1) Se você for de táxi, o ideal é visitar The Bund mais cedo e voltar antes de escurecer. Não sei o motivo, mas ouvi falar que pegar táxi na rua à noite em Xangai é bem difícil em geral, ainda mais se você for ocidental;

2) Ainda no caso de optar pelo táxi, tenha sempre o endereço do seu destino escrito em mandarim. Eu diria que isso é fundamental!

3) Se você quiser fazer o passeio noturno, que tem a sua bossa, talvez valha a pena pegar o metrô. A estação mais próxima é Nanjing East Road. Eu usei o metrô para outros passeios e funciona super bem. É fácil comprar os bilhetes, apesar da questão do idioma assustar. A verdade é que fiz tudo por meio de maquininhas, que dão a opção de visualizar em inglês. Super sossegado.

4) Uma outra opção de passeio na região, mas que eu não fiz para poder recomendar ou não, é o Bund Sightseeing Tunnel. Como o nome diz, é um túnel que conecta The Bund a Pudong por debaixo do rio. Pelo que um amigo me explicou, a grande graça é o show de luzes enquanto o bondinho vai passando. Uma coisa meio futurista, enfim. Esse meu amigo me disse que a atração não valia muito a pena em si, mas que poderia ser uma boa pedida para crianças pequenas pelo apelo visual. Então fica a dica, se quiserem conferir.

Túnel futurista: não visitei, mas parece divertido para crianças!

No próximo texto, vou falar sobre a região de Pudong. Foi lá que eu subi num prédio de 100 andares, o mais alto da minha vida. Viram como Xangai tem coisa à beça para descobrir?