Verão em Sydney com crianças




Se tem uma coisa que os australianos sabem curtir bem, assim como os brasileiros, é o verão. É só o sol começar a dar as caras para que os parques e praias fiquem tomados por famílias com seus tapetes de piquenique e os inconfundíveis chapéus. O verão por aqui é um acontecimento! Além da quantidade enorme de turistas que chegam, os moradores locais também vão para a rua com as crianças, aproveitando ao máximo a vida ao ar livre.



A questão é que faz muito calor, com temperaturas que chegam facilmente à casa dos 40 graus. Os casacos do inverno rigoroso saem de cena (sim, há meses em que faz muito frio na Austrália!), as pessoas mudam completamente o guarda-roupa e começa o desfile de vestidos, shorts, sandálias e qualquer coisa confortável e bem à vontade. Eu diria que essa é a principal marca dos australianos no verão. Como eles são tranquilos!
Conforto parece ser mesmo fundamental. A maioria das atividades de verão com as crianças vai exigir que você se movimente e se suje. Quer curtir o verão na Austrália? Coloque um bom tapete na mochila, abasteça-se com comidas leves e vá com disposição para caminhar.
Como moro em Sydney, listei alguns passeios que estou amando fazer com meu filho neste verão:

Praias

A Austrália é famosa pelas belíssimas praias e, não por acaso, todas elas ficam bem cheias no verão. Algumas são mais voltadas para o surf, com ondas fortes, mas há diversas opções de águas calminhas para levar os pequenos. Em geral, existe sempre um parquinho perto da praia, daí é possível unir as duas coisas num mesmo passeio. Ainda não visitei praias mais distantes, mas a estrutura das mais centrais é bem completa, com restaurantes, vestiários, chuveiro e tudo mais. Não existem barraquinhas nem vendedores ambulantes.
Bondi Beach, talvez a praia mais famosa de Sydney

Em época de temporada e feriados fica difícil estacionar perto das praias. No entanto, os pontos de ônibus costumam ser bem em frente. Caso a escolha seja pelo transporte público, sugiro voltar antes dos horários de pico (fim de tarde, por exemplo), quando pode ser quase uma batalha conseguir lugar no ônibus, especialmente com carrinho.

Vale lembrar a regra de ouro seguida por todo australiano: se proteger do sol de forma eficiente. Todas as crianças usam roupa com proteção UV, chapéu e muito protetor solar. Tenho visto muita gente levando uma espécie de barraquinha de acampamento que é totalmente dobrável e tem também fator de proteção solar. Achei uma solução bem bacana para as crianças não ficarem no sol quente quando querem descansar ou brincar na areia.
Aí vão as praias que achamos mais legais para visitar com crianças:
  • Balmoral Beach
  • Bronte Beach
  • Bondi Beach (o lado esquerdo da praia, especialmente, onde fica o parquinho e uma piscina de pedras para crianças)
  • Manly / Shelley Beach

Parques aquáticos

Wild Play Garden, no Centennial Park


Desapegue-se da imagem de que parques aquáticos são, necessariamente, algo como os grandes e famosos WetnWild ou Beach Park, repletos de toboáguas gigantes e boias descendo corredeiras. Aqui em Sydney dá para se refrescar tanto numa estrutura grande como essas, quanto em parques mais singelos e gratuitos.

Não é um clube, não precisa pagar para entrar. Imaginem um parquinho público em que, além dos balanços e escorregadores, existe uma área com chafarizes e brincadeiras com água. É basicamente isso. Simples e eficiente. A criançada adora e é uma ótima opção para se refrescar nos dias de calor.
Os nossos favoritos são o Wild Play Garden, dentro do Centennial Park, e o parque de Darling Harbour. Ambos são relativamente centrais e com fácil acesso por meio de transporte público.

Piqueniques e churrascos

Taí outra marca do verão australiano. Eles simplesmente amam estender o tapete em um dos milhares de parques e curtir com a família e amigos. Muitos aniversários de criança são comemorados assim, inclusive.
Hora de ocupar os gramados e aproveitar o sol!

A receita para que o piquenique acabe virando um programa para o dia é levar a própria churrasqueira. Como os australianos gostam de um churrasco! Existem também as churrasqueiras dos próprios parques e praias, só que é preciso chegar cedo porque elas são bastante disputadas. Barbecue (churrasco), afinal, é uma instituição no país!

Quanto aos piqueniques, caso você queira mesinhas ou uma estrutura para mais pessoas, é possível reservar em muitos desses lugares. Meu favorito, nesse caso, é o Centennial Park, que oferece inúmeras opções, uma mais linda do que a outra.
Se a ideia for aproveitar e curtir a vista para os cartões postais de Sydney, vá para Kirribili, onde é possível sentar no gramado e apreciar a Sydney Harbour Bridge e a Opera House.
Aí vão nossos locais preferidos:


Piscinas naturais (Rockpools)

Essa é talvez uma das atrações que mais tenham me impressionado quando vim para Sydney. As praias aqui costumam ter uma grande piscina de pedra construída em um dos cantos, que fica cheia de água do mar. Escrevendo, assim, fica um pouco difícil visualizar, mas é uma coisa de encher os olhos, eu garanto!
Piscina de pedra ao lado da praia de Clovelly

Segundo a ABC News, existem cerca de 35 rockpools ao longo da costa de Sydney, de norte a sul. Todas foram construídas até a década de 60. Algumas têm mais de 100 anos! Daí podemos imaginar o quanto essas piscinas fazem parte das memórias afetivas de quem vive aqui.

Seguem as nossas favoritas:
  • Bronte Baths, em Bronte
  • Fairy Bower Sea Pool, em Manly
  • Bondi Icebergs Pool, em Bondi
  • Giles Baths, em Coogee

O cofrinho virou personagem central da casa 
Essas que eu citei são mais centrais, mas sei que existem piscinas maravilhosas também nas praias mais ao norte (como Dee Why, Narrabeen e Collaroy) e mais ao sul (como Maroubra).
As praias do norte e do sul oferecem todas essas atrações típicas de verão: belas praias, áreas de piquenique, piscinas e parques. Só não dei dicas específicas de lá porque moramos mais distante. Quem frequenta, no entanto, diz maravilhas!
Opções para aproveitar bem o verão não faltam. É só escolher e curtir o sol com moderação, protegendo sempre as crianças. A Austrália, afinal, tem a segunda maior incidência de câncer de pele do mundo e a prevenção, aqui, é ensinada desde cedo.



Comentários

Postagens mais visitadas