Incluindo os pequenos nas tarefas domésticas
1) Eles ficam com um baita orgulho de participar da rotina da casa (vejam a carinha do Lipe!) e transformam tudo numa brincadeira;
2) A ajuda é mais simbólica, mas não deixa de ser uma ajuda. Se você lava a louça e a criança seca, por exemplo, o trabalho flui mais rápido 😉
3) Você cria seus filhos para serem independentes.
Às meninas, ensinemos que cuidar da própria casa é um carinho para si. Devemos todos cuidar do ambiente em que vivemos.
Aos meninos, ensinemos que eles são parte ativa do espaço doméstico e igualmente responsáveis pelas tarefas da casa. Assim você evita que eles busquem uma mãe ou uma empregada em suas futuras companheiras.
4) Na medida em que eles forem crescendo, sugiro ir substituindo a palavra “ajuda” por “suas tarefas”.
Estabelecer tarefas que são dos filhos mesmo, não importando se estão de bom humor ou não para cumprir. 4) Na medida em que eles forem crescendo, sugiro ir substituindo a palavra “ajuda” por “suas tarefas”.
É que a expressão “ajuda”, quando naturalizada num adulto, pressupõe que a necessidade de pensar naquela tarefa não é da pessoa e que ela será acionada por alguém quando preciso. Isso é muito ruim e implica que alguém - geralmente a mulher - ficará com a carga mental.
Divida a carga mental desde cedo. É um bem que você faz a todos 💕
✨✨P.s.: Lembrando sempre que as tarefas devem ser dadas de acordo com a idade. Os menorzinhos podem colocar a própria roupa suja no cesto, por exemplo, e ajudar a misturar ingredientes na hora de cozinhar. E vocês, quais tarefas dividem com os pequenos?
Comentários
Postar um comentário