Férias no Brasil: ampliando a noção de família



Passamos um mês de férias no Brasil e, nesse período, Filipe parece ter expandido a noção de família como mamãe-papai-bebê para algo mais próximo de A Grande Família. Foi o primeiro Natal que passamos com avós, tios e primos reunidos. Não por acaso, num dia em que estávamos todos juntos no elevador, ele olhou para o espelho e disse, sorrindo: FAMÍLIA! 

É bonito ver o entendimento dessa noção para uma criança expatriada, que cresceu acostumada com uma formação muito nuclear e reduzida. Lipe passou mais tempo falando com os avós via Skype do que pessoalmente. Então achei significativo que ele tenha empregado a palavra "família" neste contexto de férias, quando todos os núcleos se reuniram.

Uma nova palavra surgiu também nessa viagem ao Brasil: JUNTOS.

Tudo ele queria fazer "JUNTOS". Ele sorria e dizia "JUNTOS" sempre que a família estava toda reunida. Brincávamos que ele era o responsável por fazer a chamada do dia. Sempre que algum integrante estava ausente, ele perguntava: "cadê Fulano?".

A convivência com novas figuras e a ampliação da noção dele de família parece ter feito muito bem ao nosso pequeno. Ele esteve em contato com diferentes configurações familiares e transitou entre elas com a naturalidade típica das crianças. Teve até a honra de passar o Natal ao lado da bisa, linda lúcida aos seus 97 anos! Que presente!

O vocabulário do Lipe também foi ampliado e ele ficou mais falante do que nunca. O intensivão de português foi maravilhoso e aproveitamos para abastecer nossa biblioteca, já que não sabemos quando será a próxima imersão na terra brasilis.

Eis alguns dos exemplares que vieram na mala:

1) Número, de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit. Da coleção Palavra Cantada, com ilustrações maravilhosas da Bruna Assis Brasil.



2) FLICTS, do Ziraldo. Porque um clássico é um clássico. O meu se perdeu por aí, então quis comprar um novinho pro Lipe entender a beleza incompreendida do frágil e feio Flicts! Um dos meus livros infantis favoritos de todos os tempos.



3) O Jardim Encantado, da Alessandra Pontes Roscoe com ilustrações da Bia Roscoe. O livro é super especial, porque ganhei de presente quando fomos personagens de uma matéria para o Correio Braziliense sobre a importância da poesia. O livrinho autografado pela dupla havia ficado na casa da minha mãe, em Brasília, e agora eu resgatei para ler junto com o Lipe!





Toda viagem é cultura e uma oportunidade para apresentar novos universos aos pequenos! A nossa estada no Brasil foi muito bem aproveitada. Aos poucos vou postando mais coisas por aqui :) Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas