Maternidade e rotina de leitura - parte II

Ontem escrevi sobre meu processo de voltar a ler depois que tive meu bebê. Apresentei algumas dicas e livros que fizeram parte da minha jornada, mas esqueci de duas dicas fundamentais para quem quer retomar a rotina de leitura mas não encontra tempo.

Essas duas dicas, aliás, talvez sejam as mais tranquilas de colocar em prática quando estamos imersas em cuidados com a cria, choros, noites mal dormidas, casa para arrumar.

A primeira dica: leia poesia!

Um ou dois poemas por dia, antes de dormir, que é pra sonhar bonito. 

Eu poderia recomendar milhares de poemas maravilhosos de poeta incríveis. Mas vou ficar com os clássicos que eu amo: Fernando Pessoa, Drummond, Cecília Meireles, Manoel de Barros, Roberto Juarroz. 

É rápido, é mais eficaz que remédio e cura dores da alma também. Inspira, renova, aponta caminhos, alimenta.

Poesia. Vai por mim. É a melhor forma de voltar a ler depois de ter filhos!









A segunda dica: encontre livros infantis que sejam interessantes para você também!

Busque livros que conversem com a criança do adulto. Assim você consegue alimentar sua alma literária enquanto lê para o filhote ou filhota.  Sei que não tem muito jeito: bebês gostam mesmo é daqueles livrinhos mais sensoriais e talvez demonstrem impaciência para uma história mais longa. Mas você pode ir apresentando aos poucos essa possibilidade :)

Há muitos livros infantis belíssimos e profundos. Aqui vão algumas sugestões que alimentaram minha alma desde que Lipe nasceu:


1) "A Parte que Falta"e "A Árvore Generosa" - Shel Silverstein




Lindos e super profundos. Eu, assim como muita gente, conheci "A Parte que Falta" quando o vídeo da Jout Jout lendo e se emocionando viralizou. Até então, eu só tinha lido "A Árvore Generosa", que é um dos favoritos do João e ele fez questão que fizesse parte da biblioteca do Lipe.

2) "One Photo" - Ross Watkins / Liss Anelli


É um livro muito delicado sobre morte, perdas, luto e memória, costurado pelo poder da fotografia em eternizar as coisas - tangíveis e intangíveis. Bonito demais!

3) "Mania de Explicação" - Adriana Falcão


Meu favorito da vida! A autora define alguns sentimentos de forma lúdica e poética. Querem um gostinho? Vejam que coisa mais linda:





4) "Ou Isto ou Aquilo"- Cecília Meireles


Cecília Meireles é de uma delicadeza incrível. Este poema é um clássico dela fiquei em dúvida se devia inclui-lo na primeira categoria ou aqui, na dica de livros infantis. Ele é os dois! Vejam que coisa maravilhosa :)



Espero que gostem das sugestões de leitura!


Comentários

Postagens mais visitadas